Distritos da zona oeste paulistana
A zona oeste da capital abriga inúmeros distritos, sendo os mais conhecidos o de Perdizes, de Pinheiros e o da Lapa, que abrigam diversos imóveis na zona oeste. Tais regiões possuem fácil acesso, IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) elevado e total infraestrutura, com supermercados, hospitais e shoppings. Confira!
Perdizes
Distrito com o maior IDH da zona oeste e o terceiro maior da cidade (0,957), Perdizes é habitado por quase 100 mil paulistanos com renda per capita de, aproximadamente, R$ 6,7 mil. Pertencente à prefeitura regional da Lapa, a região faz divisa com os bairros do Sumaré, Pompéia, Pacaembu, Água Branca e Barra Funda.
Sede da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica), Perdizes possui diversas instituições de ensino conhecidas, como os colégios São Domingos e Santa Marcelina. Na área da saúde, a região abriga unidades dos hospitais São Camilo e Israelita Albert Einstein, referências na cidade.
Quando o assunto é transporte, Perdizes é atendido por diversas linhas de ônibus da SPTrans com destino às estações Vila Madalena e Palmeiras-Barra Funda do Metrô e CPTM. Além disso, suas principais vias de acesso são a rua Cardoso de Almeida e as avenidas Pacaembu e Pompéia.
Pinheiros
Bairro cuja quantidade de apartamentos na planta cresceu consideravelmente na última década, Pinheiros é um dos mais tradicionais da cidade devido aos seus mais de 450 anos de história. Seu IDH atualmente é de 0,960 e, por isso, é considerado o segundo com melhor qualidade de vida da capital.
Delimitada pelo rio Pinheiros, a região possui fácil acesso por meio do largo da Batata e das avenidas Brigadeiro Faria Lima, Rebouças, Eusébio Matoso, Cidade Jardim e Nove de Julho. Além disso, é atendida pelo terminal Pinheiros da SPTrans e pelas estações Faria Lima, Fradique Coutinho, Pinheiros, Hebraica-Rebouças e Cidade Jardim do Metrô e CPTM.
O distrito ainda abriga no setor da saúde o hospital das Clínicas de São Paulo - referência em toda a América Latina - e a Faculdade de Medicina de São Paulo. Já no campo da educação, o Goethe-Institut e o Centro Brasileiro Britânico são os maiores destaques.
Para quem gosta de fazer compras, os shoppings Eldorado e Iguatemi - o primeiro da cidade - e as tradicionais ruas Oscar Freire e Teodoro Sampaio são excelentes opções na região. No setor cultural, a Feira de Antiguidades da praça Benedito Calixto reúne colecionadores e expositores semanalmente aos sábados.
Lapa
![Imóveis na Lapa]()
Situada no coração da zona oeste de São Paulo, a Lapa é uma importante região de interligação entre alguns bairros próximos. Com um IDH de 0,941, o bairro possui 10 km² e uma das melhores infraestruturas da capital.
Atendida pelas linhas 7-Rubi e 8-Diamante da CPTM, a Lapa abriga um terminal de ônibus da SPTrans e vias de grande importância, como as ruas Cerro Corá, Aurélia e Doze de Outubro. Ainda, o distrito possui fácil acesso à Marginal Tietê e aos bairro de Pirituba e Freguesia do Ó.
As opções de comércio popular da região se concentram na rua Doze de Outubro, onde o tradicional Mercado da Lapa e a igreja Nossa Senhora da Lapa estão situados. Por outro lado, o shopping Center Lapa, na rua Catão, é uma excelente opção de compras aos moradores do bairro.
Já na área cultural, o teatro Cacilda Becker é um dos mais conhecidos de toda a cidade e está completando 30 anos de existência em 2018. Além disso, a Estação Ciência - um dos principais atrativos para a criançada - e o Museu do Relógio completam a infraestrutura da região.
Morar na zona oeste só proporciona vantagens
Comprar apartamento na planta na zona oeste possibilita morar na região mais bem avaliada pelos paulistanos, segundo pesquisa feita pelo jornal Folha de São Paulo. A proximidade com a marginal Tietê, que dá acesso a diversas rodovias do estado, é um dos seus principais benefícios. Saiba mais:
- A região abriga o Sesc-Pompéia, um dos maiores centros culturais de São Paulo com diversos espetáculos periódicos;
- Apesar de ser a menor região administrativa da cidade, a zona oeste é atendida por diversas linhas de ônibus e metrô, interligando-a à região central;
- O bairro da Vila Madalena é um dos mais tradicionais e boêmios de São Paulo, principalmente durante o Carnaval,
- Na zona oeste está situado o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho - o Pacaembu - sede do Museu do Futebol e de diversos eventos ao ar livre na praça Charles Miller.
Aqui no Meu Imóvel, você encontra apartamento na planta na zona oeste para atender diferentes a estilos de vida. Desde studios até coberturas: tudo está disponível na palma da mão. Confira nossas opções!