Para saber mais sobre a zona sul de São Paulo, fique ligado nas dicas preparadas pelo Meu Imóvel que irão te ajudar a escolher o melhor bairro na região.
Infraestrutura da zona sul de São Paulo
A zona sul de São Paulo possui uma das melhores infraestruturas de toda capital. São diversos hospitais e universidades instalados em pontos estratégicos da região, cujo acesso se dá por meio de diversas linhas de ônibus e metrô.
Na área da saúde, a região abriga complexos hospitalares referências em São Paulo e em todo o Brasil. O Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, por exemplo, possui instalações modernas e centros de estudos e pesquisas mantidas por alunos de medicina da USP (Universidade de São Paulo).
Quando o assunto é educação, na zona sul estão localizadas diversas universidades públicas e privadas. Dentre os destaques, estão os campus da UNIP, Uninove, FMU e a sede principal da EPM (Escola Paulista de Medicina) e Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
Diariamente, milhões de pessoas trafegam pelas linhas 1-Azul, 4-Amarela e 5-Lilás do Metrô, e 9-Esmeralda da CPTM com destino a diferentes pontos da cidade. Além disso, corredores e faixas exclusivas de ônibus contribuem para minimizar o trânsito nas principais vias da zona sul em horários de pico.
Vantagens de morar na zona sul
São muitas as vantagens de comprar imóveis na zona sul, garantindo total conforto e comodidade. Hoje em dia, os lançamentos imobiliários se encontram em seus principais bairros e possuem características que atendem a diferentes tipos de público. Confira:
- na zona sul de São Paulo está situado o Parque Ibirapuera, considerado um dos maiores da América Latina, com uma área total de, aproximadamente, 1,5 milhão de m²;
- recentemente, a zona sul teve a linha 5-Lilás expandida desde o Capão Redondo até a Chácara Klabin, transportando, em média, 500 mil usuários por dia;
- em breve, a região passará a ser atendida pela linha 17-Ouro em formato de monotrilho;
- nela, está situado o único aeroporto da capital: o de Congonhas — o segundo mais movimentado do Brasil;
- muitos dos distritos com os maiores índices de IDH estão na zona sul;
- diversos bairros residenciais, como o Jardins, abrigam muitos apartamentos à venda na zona sul e são considerados excelentes para fazer um bom negócio,
- os maiores e principais centros universitários e complexos hospitalares de São Paulo encontram-se na região.
Conheça os principais distritos da região
A maior região administrativa da capital possui bairros com características comerciais e residenciais que atendem a diferentes estilos de vida. Muitos se situam em pontos estratégicos e possuem fácil acesso aos principais pontos turísticos da cidade.
Conheça três importantes distritos da zona sul e descubra o porquê eles oferecem conforto e comodidade a todos!
Jabaquara
O distrito do Jabaquara é formado por uma área de 14,1 km², onde habitam cerca de 220 mil paulistanos. Seu IDH de 0,901 é considerado muito elevado e, atualmente, integra a lista das 25 regiões com melhor qualidade de vida da cidade.
Atendido pela linha 1-Azul do Metrô, o Jabaquara conta ainda com diversas linhas da SPTrans e um corredor da EMTU-SP, ligando o distrito à região de Ferrazópolis. Além disso, o terminal rodoviário instalado no bairro possui ônibus com destino ao litoral e a municípios do interior paulista.
Dentre seus principais atrativos, pode-se citar a São Paulo Expo, situada no km 1,5 da rodovia dos Imigrantes. Considerado um dos melhores lugares destinados a eventos na cidade, nele acontecem diversas convenções e confraternizações periodicamente.
Moema
Distrito com o maior IDH de toda cidade — 0,972 — Moema é considerado um dos lugares preferidos pelas pessoas em busca de apartamento para comprar na zona sul. Sua população de mais de 70 mil pessoas ocupa uma área de 9 km² na divisa com os distritos do Itaim Bibi e Vila Mariana.
Nele, está situado o famoso Ibira, considerado o parque mais visitado da cidade por onde passam mais de 1,5 milhão de pessoas mensalmente. Além disso, diversos hotéis, bares e restaurantes nobres se instalam em suas principais alamedas oferecendo diversas opções de lazer a todos os moradores.
Moema é atendido por duas estações da linha 5-Lilás que interliga o distrito ao extremo sul e à regiões centrais, como Vila Mariana e Santa Cruz. Ainda, todos os dias, coletivos trafegam nas avenidas Indianópolis, dos Eucaliptos e Ibirapuera, atendendo a população.
Vila Mariana
O distrito “queridinho” da zona sul reúne uma população de, aproximadamente, 130 mil habitantes em uma área de 8,6 km². Seu IDH de 0,950 integra o top 10 das regiões com a melhor qualidade de vida de São Paulo graças à sua completa infraestrutura.
Situada próximo à avenida Paulista, a Vila Mariana é cortada por diversas ruas e avenidas famosas, como a Vergueiro, Domingos de Morais e Sena Madureira. Já na área dos transportes, a região abriga estações das linhas 1-Azul e 2-Verde do Metrô e 5-Lilás e, por meio delas, se conecta às zonas sul, norte e oeste da cidade.
Percorrendo suas principais vias, é possível encontrar diversos apartamentos à venda com diferentes estilos e características, próximos a pizzarias, bares e restaurantes. Um dos mais conhecidos do pedaço é o Bar da Vila, localizado na rua Joaquim Távora, 1322, que conta com um cardápio variado e ambiente aconchegante.
Se você está à procura de um novo apartamento na zona sul, não deixe de dar uma olhada em opções aqui no Meu Imóvel! Desde studios até duplex e coberturas, tudo está disponível com apenas um clique. Confira!