Infraestrutura da capital paulista
Com mais de 12 milhões de habitantes, a cidade de São Paulo é a maior do Brasil e da América Latina. Nela, concentram-se as instalações da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) — uma das cinco maiores do planeta — e alguns dos edifícios mais altos do país, como o Altino Arantes, Mirante do Vale, Copan e Martinelli.
No campo da educação, o município paulista reúne centenas de universidades e instituições de ensino público e privada, reconhecidas nacionalmente pelo MEC. No destaque, estão a USP (Universidade de São Paulo), a UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) e a Universidade Presbiteriana Mackenzie.
São Paulo possui a maior frota de ônibus urbanos do mundo: ao todo, são mais de 14 mil coletivos que circulam diariamente nos 96 distritos, transportando milhões de passageiros. Complementando o sistema, existem 96 km de Metrô em seis linhas e 273 km de CPTM interligando a capital aos municípios vizinhos da RMSP e interior.
Nos bairros onde existem apartamentos à venda em São Paulo, muitos complexos hospitalares oferecem assistência a população, além de serem considerados referência em todo o país. O Hospital das Clínicas, por exemplo, possui cerca de 380 mil m², mais de 15 mil profissionais e 2.400 leitos.
As 5 regiões administrativas de São Paulo
Como mencionado, São Paulo possui 96 distritos incorporados a 32 prefeituras regionais situadas nas 5 regiões administrativas da cidade. Conheça detalhes sobre cada uma, bem como as opções de lazer e infraestrutura nelas presentes.
Zona sul
A zona sul de São Paulo é a maior região da cidade, com uma área de 681 km² e população de pouco mais de 3 milhões de pessoas. Destes, 74 km² estão localizados no chamado Centro-Sul, onde moram cerca de 740 mil pessoas. Basicamente, a região é dividida em 8 prefeituras regionais, sendo as principais as da Vila Mariana, Santo Amaro e Jabaquara.
Nelas, concentram-se muitos dos bairros famosos, onde é possível comprar apartamento em São Paulo. Um exemplo disso é Moema, detentor do maior IDH da capital, que possui forte especulação imobiliária e abriga pontos turísticos famosos, como o Parque Ibirapuera.
Na parte de infraestrutura, a zona sul abriga o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, referência em todo o Brasil, com milhares de pacientes atendidos diariamente. Ainda, a região é cortada pelas linhas 1-Azul e 2-Verde do Metrô e 5-Lilás, transportando mais de 1,5 milhão de pessoas todos os dias.
Zona oeste
Com uma área de 128 km², a zona oeste da capital paulista é constituída pelas prefeituras regionais da Lapa, Pinheiros e Butantã, onde moram cerca de 900 mil pessoas. Junto a ela, existe a porção noroeste com cerca de 144 km², onde estão as subprefeituras da Freguesia/Brasilândia, Perus e Pirituba/Jaraguá.
Ao todo, a região é atendida pelas linhas 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô, 4-Amarela da ViaQuatro, 7-Rubi, 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM. Suas principais vias de acesso são a Marginal Pinheiros e as Avenidas Francisco Matarazzo, Marquês de São Vicente, Rebouças e Francisco Morato.
Um dos grandes destaques da zona oeste paulista é a Cidade Universitária da USP, considerada a maior do país e com excelente avaliação pelo PEC. Outros pontos de interesse são os Shoppings JK Iguatemi e West Plaza, e os Parques Villa-Lobos e da Água Branca.
Zona norte
A zona norte da capital paulista é composta por uma área de 152 m² e pelas Prefeituras Regionais da Vila Maria/Vila Guilherme, Santana/Tucuruvi, Casa Verde/Cachoeirinha e Jaçanã/Tremembé. Ao todo, a região é atendida por seis estações da linha 1-Azul do Metrô.
Na porção norte da cidade está situado o Terminal Rodoviário Tietê — o maior da América Latina — e o Aeroporto Campo de Marte, o primeiro construído no estado. Dentre as opções de lazer, alguns dos pontos de referência são o Parque Estadual da Cantareira, o Horto Florestal e o Shopping Center Norte.
Zona leste
Dividida em Leste 1, Leste 2 e Sudeste, a zona leste de São Paulo concentra a maior população da cidade, com cerca de 4,5 milhões de habitantes. Sua administração se dá por 13 prefeituras regionais, sendo as principais a da Mooca, Vila Prudente e Penha.
Em questões de mobilidade urbana, a zona leste é atendida pelas linhas 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do Metrô, e 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM. Falando em educação, próximo de Ermelino Matarazzo está situada a USP-Leste, pertencente à Universidade de São Paulo.
Nos últimos anos, diversos imóveis em São Paulo têm sido lançados na região, por conta das constantes melhorias em termos de infraestrutura. Inclusive, os moradores da zona leste contam com diversas atrações, como o Parque do Campo, o CERET e os Shoppings Anália Franco e Mooca Plaza.
Centro
O centro de São Paulo é a menor região da cidade, com apenas 27 km² de extensão. Sua administração é feita pela Prefeitura Regional da Sé, englobando bairros tradicionais da capital, como o Brás, Bom Retiro, Liberdade, República, Sé, Bela Vista e Cambuci.
Percorrendo suas ruas, é possível se deparar com uma série de construções históricas, como alguns dos prédios mais altos da cidade, a Estação da Luz e o Theatro Municipal. Mesmo tendo pouco menos de 30 km², o acesso ao centro é facilitado, pois quase todas as linhas do Metrô e CPTM cortam a região.
Conhecendo todas as regiões da capital, fica muito mais fácil comprar apartamento em São Paulo. Por isso, confira as melhores opções nesta grande cidade aqui no Meu Imóvel, verifique quais atendem seu perfil e feche um excelente negócio!