Confira a infraestrutura do bairro do Brás
O distrito do Brás faz fronteira com os bairros do Bom Retiro, Mooca, Pari, Cambuci, Belém e Sé — regiões central, leste e sul da cidade. Seu fácil acesso se dá por importantes vias da cidade, como as ruas da Figueira, Bresser, Oriente e Maria Marcolina e as avenidas do Estado, Mercúrio, Rangel Pestana e Celso Garcia.
Na área dos transportes, o Brás é cortado por diversas linhas de ônibus com destino a diferentes pontos da cidade. Sob trilhos, o bairro abriga as linhas 3-Vermelha do Metrô, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e o serviço Connect da 13-Jade da CPTM, interligando-o ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.
O bairro ainda concentra uma grande quantidade de hospitais e clínicas médicas, oferecendo total assistência aos moradores. No destaque, estão o Salvalus, Acebras Serviço Médico Hospitalares, Nossa Senhora do Pari, Santa Virgínia e Sancta Maggiore.
Comércio popular: um dos pontos fortes do pedaço
É impossível falar desse bairro de São Paulo sem mencionar a grande variedade de compras no Brás. Percorrendo as ruas Bresser, Silva Teles, Oriente, Maria Marcolina, Maria Joaquina, Casimiro de Abreu e o largo da Concórdia, é possível encontrar desde sacarias até lojas de roupas no atacado e varejo.
Especialmente no fim de ano, a região costuma ter uma movimentação de pedestres ainda mais intensa. Isso porque a procura por presentes nas lojas do Brás com excelente custo-benefício é maior em relação aos demais meses. Além disso, uma dica é visitar o bairro com transporte público, pois o trânsito tende a ficar mais congestionado nessa época.
Lazer e entretenimento na região
Na divisa entre a Mooca e o Brás, fica o Museu da Imigração do Estado de São Paulo onde, por muitos anos, funcionou a Hospedaria dos Imigrantes. O prédio, datado do século XIX, reúne um acervo físico e digital sobre as lembranças dos antepassados europeus, asiáticos e latino-americanos que vieram ao Brasil em busca de melhores condições de vida.
Aos fins de semana, o museu recebe o tradicional passeio de Maria Fumaça com uma locomotiva à vapor do século passado. Realizado pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), o passeio possui duração de cerca de 30 minutos em um trajeto de quase 1 km.
Basicamente, o Brás fora ocupado por imigrantes italianos entre o fim do século XIX e início do XX. Por isso, muitas tradições desse país europeu são mantidas até hoje no pedaço, atravessando diversas gerações. Uma delas é a festa Nossa Senhora de Casaluce, ocorrida desde 1900, nos fins de semana de maio.
Festa de São Vito: um pouco de tradição italiana
Outra festa tipicamente italiana do Brás é a de São Vito, realizada entre os meses de junho e julho. O evento, que completou 100 anos consecutivos em 2018, oferece diversos pratos típicos, como macarrão, fogazza, cannoli e doces em geral.
Para quem não sabe, a Paróquia São Vito Mártir está situada na rua Polignano A'Mare e possui fácil acesso pela avenida Mercúrio e o viaduto Diário Popular. Próximo ao local, existem diversos apartamentos à venda no Brás que atendem a diferentes perfis.
Benefícios de morar nesse bairro da capital
Você, que está à procura de um apartamento no Brás, conheça algumas vantagens de morar próximo ao centro de São Paulo:
- por estar entre a zona leste e o centro de São Paulo, o Brás é muito procurado por quem deseja morar em uma região com total infraestrutura e facilidade de acesso;
- a região comercial do Brás é uma das maiores da capital paulista. Com isso, diversas lojas de caráter popular estão ao seu alcance;
- percorrendo as ruas da região, é possível encontrar restaurantes italianos que remetem ao processo de imigração do Brás. No destaque, as cantinas Gigio e Castelões,
- diversos condomínios modernos são construídos todos os anos no bairro, despertando ainda mais o interesse do consumidor pela região.
Comprar apartamento no Brás pode ser muito fácil caso você confira as opções disponíveis aqui no site do Meu Imóvel. São diversos lançamentos no pedaço, verifique qual melhor atende seu perfil e faça um bom negócio!