Detalhes sobre a infraestrutura desta cidade do interior
Habitada até o século XVII por indígenas, Jundiaí teve seu desenvolvimento junto com as demais cidades do interior em meados do século XIX. Isso porque, a produção cafeeira levou à construção da São Paulo Railway, a primeira estrada de ferro do estado, cujo ponto final se situava no município.
Hoje, boa parte da economia local é proveniente da agricultura, principalmente pelo cultivo da Uva Niágara, em diversos sítios da zona rural da cidade. Outra parte do PIB local é obtido pelas indústrias instaladas na região, como a Klabin, Alpino Indústria Metalúrgica, Astra S/A Unidade e Comércio e Japi.
O principal acesso de Jundiaí, para quem vem de outros municípios próximos e da capital, são as Rodovias Anhanguera (SP-330) e dos Bandeirantes (SP-348). Cabe lembrar que o município faz fronteira com as cidades de Vinhedo, Cajamar, Franco da Rocha, Louveira, Várzea Paulista, Cabreúva, Itupeva, Pirapora do Bom Jesus, Itatiba, Campo Limpo Paulista e Jarinu.
Quando o assunto é transporte público, Jundiaí é o ponto final da linha 7-Rubi da CPTM, interligando a região à Estação da Luz, já na capital. Como complemento, centenas de ônibus trafegam diariamente em todos os bairros da cidade.
Na parte da saúde, a cidade abriga mais de 35 postos de saúde, oferecendo total assistência à população. Juntamente com eles, três hospitais públicos se encontram na região: o São Vicente de Paulo, o Regional e o Universitário.
Conheça opções de lazer e entretenimento na cidade
Quem está à procura de imóveis em Jundiaí, sabe que irá encontrar diversas opções de lazer e entretenimento em todo o município. Ao todo, são vários shoppings, museus, teatros, parques, restaurantes e todo o restante capaz de completar a infraestrutura da região.
O Maxi Shopping Jundiaí e o Jundiaí Shopping são os principais centros de compras da cidade. Com mais de 200 lojas em cada um, os espaços reúnem desde âncoras até grifes nacionais e internacionais, além de praças de alimentação com dezenas de restaurantes para todos os gostos.
Jundiaí abriga museus capazes de retratar um pouco da história do município, bem como seu crescimento e desenvolvimento. O Museu da Companhia Paulista, por exemplo, localizado no Complexo Fepasa, reúne um acervo sobre a importância da ferrovia na região nos séculos XIX e XX.
Festa da Uva: tradição todo início de ano
Jundiaí é batizada carinhosamente de “Terra da Uva”, justamente porque a região é uma das maiores produtoras desta fruta em todo o estado. Por isso, nada mais justo do que homenagear este item capaz de contribuir por boa parte do PIB local.
Desde 1934, todos os anos, o Parque Comendador Antônio Carbonari recebe nos meses de janeiro e fevereiro, a tradicional Festa da Uva. Nela, é possível encontrar expositores de várias frutas, artesanatos, pães, doce e praças de alimentação com pastéis, frango à passarinho, polenta frita e outras delícias.
Jardim Botânico de Jundiaí: respire ar puro
Ao lado de alguns apartamentos à venda em Jundiaí e do Maxi Shopping, está situado um dos principais parques jundiaienses: o Jardim Botânico. Inaugurado em 2004, atualmente, o espaço conta com mais de 150 mil m² de área verde com espécies originadas de diversas regiões do país, além das hortaliças.
Por estar próximo do Parque da Cidade, uma ciclovia e pista de caminhada de 4,3 km interliga os dois espaços. Outros destaques são a presença de um orquidário com várias espécies e um viveiro de mudas com exemplares de árvores frutíferas, hortaliças e flores em geral.
Benefícios de comprar um apartamento nesta cidade
Só de morar no interior de São Paulo já é possível esquecer um pouco a correria da cidade grande, sem deixar de lado a infraestrutura e opções de lazer. Conheça a seguir alguns dos benefícios de comprar apartamento em Jundiaí:
- a cidade possui o 4º IDH mais elevado de todo o estado de São Paulo;
- diversas indústrias tem se instalado na região, aumentando a oferta de empregos;
- todos os anos, vários tipos de apartamento à venda em Jundiaí são lançados, verticalizando cada vez mais a cidade;
- se de Jundiaí a São Paulo a distância é de 60 km, até Campinas são apenas 43 km;
- a Serra do Japi é tombada como uma APA (Área de Proteção Ambiental) e conta com muitas opções de ecoturismo;
- o Centro Universitário Padre Anchieta e a Faculdade Politécnica de Jundiaí são apenas algumas das dezenas de instituições de ensino superior instaladas no município,
- atualmente, Jundiaí detém o oitavo maior PIB do estado de São Paulo.
Encontre aqui, no Meu Imóvel, o apartamento em Jundiaí capaz de atender perfeitamente seu estilo de vida. Dê uma olhada em nossas opções e feche um bom negócio!