Breve lançamento
Os breves lançamentos, também conhecidos como pré ou futuros lançamentos, são aqueles empreendimentos que foram apenas divulgados, mas não possuem os documentos necessários para sua estreia oficial.
Em alguns casos, esses tipos de imóveis sequer têm a planta de apartamento. Seu anúncio é feito para instigar principalmente investidores e pessoas interessadas em comprar apartamento com condições diferenciadas.
Para os compradores, a maior vantagem é a opção de escolha, uma vez que todos os imóveis estarão disponíveis. Como ainda não tiveram seu lançamento formalizado, as construtoras trabalham com valores de referência.
Outro ponto positivo é que, caso o comprador desista da reserva do imóvel, não sofrerá com qualquer ônus, desde que esse cancelamento ocorra dentro do período de pré-lançamento, que costuma ser de 60 dias.
Apartamento na planta
![apartamentos]()
A compra de apartamento na planta é uma das mais comuns no mercado atualmente. Dentre suas diversas vantagens, a possibilidade de menores valores no ato da compra é a mais atrativa.
A compra desse tipo de imóvel pode acontecer em dois momentos diferentes: no lançamento do empreendimento e durante sua construção. Sendo assim, é necessário estudar a definição desses status antes de fazer o investimento
Lançamento
O lançamento acontece até 60 dias após o pré-lançamento. Nessa fase, o empreendimento já possui toda a documentação necessária, incluindo alvarás e Registro de Incorporação (RI), e está pronto para iniciar suas obras.
Aqui, a negociação é ainda mais atrativa, uma vez que as construtoras estão mais abertas a propostas dos compradores. Consequentemente, comprar apartamento na planta na fase de lançamento aumenta as chances de um bom negócio.
Isso acontece porque, ainda no lançamento, as empresas estão em busca de mais capital para o início das obras do empreendimento. Quem comprar apartamento nessa fase fica isento de juros até o final da construção.
Em construção
Ainda é possível encontrar apartamentos à venda na planta quando as obras são iniciadas. Após seis meses de seu lançamento, a construção começa e pode durar até três anos, com atraso legal de seis meses.
Os benefícios de compra de imóveis nesse status é bem semelhante aos do lançamento de apartamento, inclusive com isenção de juros até o final das obras. Aqui, as desvantagens são as menores opções de apartamentos disponíveis.
Um dos pontos mais interessantes desses tipos de imóveis é a personalização da planta. Na fase de obras, as construtoras podem chamar alguns dos compradores para fazer modificações nas planta, como incluir ou excluir um dormitório, por exemplo.
Pronto para morar
Após três anos de construção — podendo ter um atraso de até seis meses, legalmente —, os empreendimentos passam para o status “pronto para morar” ou “apartamentos novos”.
Aqui, o comprador terá que recorrer a um banco para fazer o financiamento do imóvel, ou então passar as parcelas restantes para uma instituição financeira, no caso de um financiamento realizado nas fases anteriores.
Como as construtoras só realizam o financiamento até a fase em construção e, depois, as parcelas passam a ser de responsabilidade de um banco, haverá a cobrança de juros e correção monetária.
A grande vantagem de comprar um apartamento novo é não ter que se preocupar com reformas e obras de reparos, além de poder ter uma ideia de seu tamanho e, assim, decorá-lo da melhor maneira.
Aproveitando as oportunidades
Agora que você sabe as características dos principais tipos de imóveis à venda, ficou ainda mais fácil fazer as pesquisas para a conquista da casa própria, não é? Então, não deixe de conferir as opções disponíveis aqui, no Meu Imóvel!.